quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ENTREVISTA DO GRUPO FLECHAS – ARTE E EDUCAÇÃO – SOBRE O ESPETÁCULO DE RUA “MALDIZERES E BENFAZEJOS”


Eduardo Lourenço, ator, contador de histórias e um dos idealizadores do espetáculo fala sobre a apresentação deste teatro de rua (folclórico-infantil) e da forma divertida como interage com o público.

Por Aldy Coelho

Do que se trata o espetáculo?
Apresentação teatral interativa, onde dois atores contadores de histórias envolvem o publico numa trama dinâmica e cheia de mistérios, num conto popular Celta de mais de 200 anos, que aborda temas como gentileza, generosidade, preconceito, inclusão e afins. Dois atores e cinco personagens, contam a mágica e divertida história de uma Madrasta e sua Filha, tentando se livrar da Enteada, uma menina doce e gentil, para ficar com a herança deixada por seu pai, e para isso vão criar grandes confusões!  

Quem são os atores e quais personagens interpretam?
Ciça Oliveira - a "Filha" e a "Enteada"
Eduardo Lourenço - a "Madrasta" e os dois "Seres da Floresta"

Quem é o autor e diretor do espetáculo?
O texto é uma adaptação de um conto popular escrito por Ciça Oliveira e Eduardo Lourenço, com montagem geral da dupla e ajuste fino de André Rodrigues.

Quando se passa a história contada?
A história se passa nos idos da Idade Média, por volta de "1600 e pouco" em algum lugar do norte Europeu.

Como foi o processo de montagem e ensaios?
Na verdade este processo começou há pelo menos 3 anos e literalmente saiu da contação de histórias para o teatro, começando com uma série de brincadeiras, ou melhor, "laboratórios" para busca e formação dos personagens, comportamentos e experimentos de como passar para o público a ideia dos "efeitos ou defeitos especiais" utilizados na apresentação. Nesse processo percebemos que seria tão divertido e surpreendente para o público assistir, quanto estava sendo para gente interpretar!

Há alguma curiosidade com relação ao espetáculo ou ao grupo que o público poderia gostar de saber? Em sua opinião, o que vai mais chamar a atenção do público?
"Leve duas e pague uma!" -- Saber que são 2 atores e 5 personagens, só a divertida troca de  figurino já vale a apresentação!

A apresentação será dia 13 de setembro (Sexta-feira) às 15 horas – Local: Praça Dom Epaminondas. Gratuito.

***Nota da editora: Vale lembrar que este casal ainda vai estrear um drama na próxima semana! Uma boa oportunidade de ver outra faceta destes contadores de histórias... Confira mais informações sobre “Cartas na Mesa” neste blog na próxima semana!



* Foto: Divulgação/Setuc

Nenhum comentário:

Postar um comentário