terça-feira, 18 de setembro de 2012

ABREM-SE AS CORTINAS DO METRÓPOLE PARA O 1º. FESTIVAL DE TEATRO DE TAUBATÉ


Começou oficialmente o Festival de Teatro de Taubaté neste sábado dia 15 de setembro, promovido pela Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Turismo e Cultura. Participam desta primeira edição dez companhias de teatro, sendo quatro de Taubaté, duas de Jacareí, uma de São Paulo, São José dos Campos, Pindamonhangaba e Lorena.


“ELDORADO” É O ESPETÁCULO CONVIDADO DO 1º. FESTIVAL DE TEATRO DE TAUBATÉ
Ator paulistano apresenta espetáculo solo que mostra a saga de um cego tocador de rabeca em busca do eldorado

 Por Aldy Coelho
Um homem cego e solitário, ao longo de sua sofrida jornada, caminha em busca do inacessível, do inexistente. Até que ele tropeça em algo, que se transformará a partir dali em sua companheira de viagem, sua ‘menina’. Eduardo Okamoto, em Eldorado, se transformou em cena e encantou o público que conferiu a abertura do 1º. Festival de Teatro de Taubaté, na noite do sábado, dia 15 de setembro.

Em um palco praticamente vazio - exceto pelo jogo de iluminação que o faz estar ora no sol escaldante, ora na chuva tão esperada - ele contracena o tempo todo com sua ‘menina’, uma sacola que, ao descobrir o quem tem dentro dela, no desenrolar do espetáculo, ele também  descobre que ela pode falar com ele através de suas cordas, emitindo sons que acalentam sua noite de insônia e o faz sonhar – a única maneira em que ele consegue enxergar a vida.


No árido sertão que secou suas vistas, este velho sai em busca do Eldorado, e é a rabeca encontrada que dá sentido a esta procura, que mantém com ele, ao longo do espetáculo, um diálogo poético, numa conversa sinfônica onde voz e música se completam.

Eduardo é um ator que se constrói e desconstrói em cena para dar vida a este velho e sua missão, utilizando para isso apenas seus instrumentos corporais. Ele consegue recriar com sua própria voz o som da rabeca, e fazer deste instrumento uma parte de seu corpo, além de cantar e reproduzir gestualmente a condição do velho deficiente visual.

Com este espetáculo em cartaz desde 2007, Eduardo foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator em 2009, e continua excursionando pelas cidades do Estado com este e outros espetáculo que mantém em seu vasto repertório.
                                                                                  Fotos: Fábio Teberga

Confira as notícias do 1o. Festival de Teatro de Taubaté também pelo Jornal Diário de Taubaté

Nenhum comentário:

Postar um comentário