quarta-feira, 26 de setembro de 2012

“QUEIJO E GOIABADA” É O SEGUNDO ESPETÁCULO A REPRESENTAR TAUBATÉ NO FESTIVAL DE TEATRO

Cia. Balakko Bacco aproxima a Itália de Taubaté através da comédia dell’arte

Uma clássica história de amor, com uma nova roupagem. Assumindo definitivamente como linguagem a comédia dell’arte, a Cia. Teatral Balakko Bacco trouxe novamente para o palco do Teatro Metrópole na noite de domingo, dia 23, o espetáculo “Queijo e Goiabada”, como concorrente do 1º. Festival de Teatro de Taubaté.


Após se apresentar na Mostra Teatral de Taubaté e pelo Festival de Teatro de Jacareí, ao ser analisada por criteriosos profissionais de teatro, o grupo se propôs a expandir seus estudos dentro do Núcleo Balakko Bacco de Pesquisa Cênica (NBBPC) e reformular a estrutura do espetáculo, que também assumiu a metalinguagem – o teatro dentro teatro – como uma trupe teatral que monta ao seu modo a história de Romeu e Julieta, mas com os personagens típicos da comédia dell’arte como o vecchio, a colombina, os inamoratti e o arlequim.


A história começa com a apresentação das famílias inimigas – Os ‘Queijo Mineiro’, destacadas pelo Nonno Pantaleão Queijo Mineiro, sua neta Isabella e a criada Colombina. E também Os ‘Goiabada Cascão’, família composta pela Nona Goiabada Cascão, seu filho Otávio e o criado Arlequino.


Com diversas idas e vindas e um conflito instigante, por mais que se saiba o desenrolar da história, a harmonia dos atores em cena e o trabalho corporal visível, nos leva a crer que o processo de criação não estagnou desde sua última apresentação, e que a consequência disso foi um grande passo na evolução cênica deste grupo.


Agora com uma dramaturgia melhor costurada sem perder a história principal, a participação musical ficou mais incrementada, com mais instrumentos, mais efeitos e inserções musicais, até com os músicos participando ativamente de algumas cenas.

           Ao final, os amantes de famílias rivais – Otávio e Isabella – assim como as demais personagens, encontraram a sintonia exata da comédia e proporcionou ao público o prazer de ver o teatro como arte e diversão. O grupo consegue, como numa alquimia teatral, unir o queijo e a goiabada para fazer uma sobremesa mais que deliciosa de ser apreciada.

Texto: Aldy Coelho
Fotos: Fábio Teberga

Confira todas as notícias do 1º. Festival de Teatro pelo Jornal
Diário de Taubaté



Nenhum comentário:

Postar um comentário